25 de maio de 2010

Nova classe média e novos hábitos de consumo

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Um estudo realizado pela APAS (Retratos do Varejo 2010) identifica o comportamento, suas preferências e o grau de satisfação dos consumidores de varejo na hora das compras.
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Essa análise de hábitos ajuda o varejista a entender quem é o novo consumidor, preparando-o melhor para o planejamentos de suas estratégias de compra e marketing.
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Atenção: nem todos os números aqui mencionados relacionam-se exclusivamente com a Nova classe média. Alguns são generalistas e trabalham com toda a população que consome no mercado de varejo; podemos perceber assim que algumas características são generalistas, também se aplicando às pessoas que pertencem a nova classe média.
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Vamos aos hábitos:
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1) 41% dos consumidores de classe C fazem compras de carro;

2) 31% dos consumidores de classe C têm cartão de crédito ou de loja;

3) A maioria dos consumidores de classe C compra mais no início do mês;

4) Consumidores de classe A/B e da C reaproveitam alimentos em igual proporção, assim como apresentam uma diferença de apenas 1% no controle do consumo de água;

5) 65% dos consumidores da classe D/E fazem compras a pé;

6) 48% dos gastos da classe D/E são destinados ao autosserviço;

7) Consumidores brancos compram mais nas quartas-feiras (?!);

8) Consumidores brancos são responsáveis pelos maiores gastos em hipermercados e supermercados. ( ?! );





9) Consumidores negros e pardos compram mais aos domingos ( ?! );

10) 23% das pessoas que moram sozinhas e dos casais sem filhos praticam exercícios físicos; 10% a mais do que casais com crianças pequenas;

11) 31% das pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos procuram alimentos com baixo teor de gordura, contra 15% dos casais que moram com filhos pequenos;

12) Casais com crianças pequenas compram mais nas segundas-feiras;

13) Casais com crianças pequenas fazem mais visitas ao ponto de venda;

14) 63% dos gastos de lares com crianças pequenas são voltados ao autosserviço;

15) Casais com crianças pequenas concentram-se mais na classe C;

16) Pessoas que moram sozinhas ou casais sem crianças preocupam-se mais com a conservação e o reaproveitamento dos alimentos, preservação do meio ambiente, controle de consumo de água. Além disso, também verificam mais a lista de calorias dos alimentos;

16) Casais com crianças pequenas, por sua vez, preocupam-se mais em fazer e seguir listas de compras;

17) Em 2006, 74% dos consumidores estavam satisfeitos com a limpeza do local de compra. Em 2009, essa taxa caiu para 67%;

18) Entre 2006 e 2009, a satisfação com a qualidade e o frescor de carnes e aves nos locais de compra caiu 7%;

19) Houve um aumento de 5% no incômodo dos consumidores com a demora do atendimento no caixa de 2006 para cá;

20) 12% dos consumidores acham importante ter produtos gourmet à venda, mas apenas 3% estão satisfeitos com os produtos gourmet;

21) 42% dos consumidores acham importante ter vagas especiais para idosos, mas apenas 7% estão satisfeitos com as vagas;

22) Ter seção de produtos para dietas especiais (diabetes, celíacos, etc) é importante para 34% dos consumidores, mas apenas 6% estão satisfeitos com os produtos;

23) A maioria dos consumidores de varejo continuam insatisfeitos com fatores básicos, como limpeza e organização da loja, rapidez no caixa, etc. O que demonstra seu amadurecimento e o crescente nível de exigência

Fonte: Portal Exame

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